Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

O inadimplemento: 7 dicas para evitar um possível calote

Publicado por Raul Mata
há 8 anos

O Inadimplemento 7 dicas para evitar um possvel calote

A maioria das pessoas que atuam de forma "free-lancer" acaba por sofrer uma das maiores dificuldades que os profissionais liberais estão cansados de passar: o inadimplemento, isto é, o não pagamento.

Apesar de trabalharem com esmero e dedicação para entregar o trabalho da melhor maneira possível, dentro dos limites do briefing, se veem em uma situação delicada, aonde sofre em saber se vai receber contra o sentimento de talvez ser inútil qualquer tentativa de cobrança, uma vez que o trabalho foi pontual e o conjunto de informações que ele tem sobre o cliente é quase que inexistente.

Em assim sendo, muitos arcam com os prejuízos e, tal como um gato que acabou de ser assustado, tem receio de entrar em um novo e diferente projeto, perdendo aí, talvez, a oportunidade de conseguir ou até mesmo aumentar a sua renda pessoal.

Em assim sendo, segue 10 (dez) dicas para te trazer uma segurança maior:

  1. Ao receber a proposta (ou ao se candidatar à ela), pesquise sobre a empresa e os seus sócios - ou mesmo a pessoa que te conecta à vaga. Veja se no Google, Jusbrasil ou Reclame Aqui tem alguma informação sobre a idoneidade da empresa = se é boa pagadora, se tem reclamação de clientes ou funcionários, se há processos contra ela, qual o tipo deste processo, etc.
  2. Tente entender, de forma completa, o que o contratante realmente quer, formulando perguntas sobre todos os aspectos do projeto. Não assuma que você já sabe qual a necessidade que o seu cliente tem, uma vez que a sua experiência e visão de mundo certamente pode ser diferente à que o seu cliente tem. É melhor que você peque no excesso de perguntas do que ter que refazer um trabalho que não ia de encontro ao que ele queria.
  3. Tenha independência. Você é o profissional e tem capacidade plena de definir prazos, precificação e outros detalhes referentes ao aspecto financeiro e operacional do projeto.
  4. Documente tudo. ABSOLUTAMENTE TUDO! Sempre deixe documentado todas as orientações e requisições de informações ao cliente, para o caso de ele tentar alegar que você não seguiu as suas orientações.
  5. No e-mail em que for se formalizar a contratação, deixe expresso estes pontos: Objeto (o que você vai fazer/entregar, formato do projeto {online, físico}), prazo (especifique se é o prazo total ou de cada fase do projeto), valor e forma de pagamento (a melhor parte! Rs), formato de entrega (se vai ser por Drive, pessoalmente, etc), exceções (como, por exemplo, caso ele deixe de enviar um documento ou dado que comprometa a entrega do trabalho, o prazo não será extendido sem uma compensação financeira), o nome da pessoa que está te contratando (de preferência, nome completo) e seu cargo na empresa (mostrando que ela tinha competência para te contratar).
  6. Sempre tente obter o endereço físico do cliente - desta maneira, você facilita a vida.
  7. Contrate um advogado. Quer você queira quer você não queira, você pode não ter tanta experiência e conhecimento em direito como alguém que estudou por 5 anos e passou no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Em caso de inadimplemento, ele terá a capacidade necessária para agir em teu interesse e tornar possível você receber o que lhe é devido.

O direito tem em seu objetivo central proteger as partes de qualquer ato desleal, todavia, a atuação de quem é suscetível de sofrer a lesão deve se centrar em sempre criar mecanismos para proteger a si próprio, afinal, uma das únicas coisas que o direito não faz é milagres.

  • Sobre o autorAdvogado e negociador.
  • Publicações5
  • Seguidores31
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações372
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-inadimplemento-7-dicas-para-evitar-um-possivel-calote/318100616

Informações relacionadas

Felipe Rodrigues de Souza, Advogado
Artigoshá 2 anos

Fases e etapas do processo contratual, inadimplemento e consequências

Israel dos Anjos Andrade, Advogado
Modelosano passado

[Modelo] Cumprimento de Sentença - Juizado Especial Cível

Stephani Sant'ana, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] - Cumprimento de Sentença - Juizado Especial Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)